Aprenda a superar o fim do relacionamento com mais equilíbrio

Heidi Muniz | Relacionamentos Amorosos

jul 26
fim do relacionamento

O fim do relacionamento sempre envolve algum tipo de sofrimento. Não é fácil aceitar que aquela pessoa que fazia parte da sua vida, de repente, não vai mais conviver com você. E além desta sensação de perda, talvez você tenha uma avalanche de emoções: é saudade, ressentimento, culpa, tristeza, rejeição, tudo isso de uma vez só.

Mas o término não precisa ser tão sofrido assim. Você pode transformar este momento em uma oportunidade para entender o que aconteceu, se recuperar e crescer. E é por isso que este artigo traz ideias de como você pode superar o fim do relacionamento com mais equilíbrio e menos sofrimento. Então vamos lá!

4 dicas para superar o fim do relacionamento

1. Entenda por que o relacionamento acabou

É comum justificar o fim do relacionamento usando os extremos: ou você acha que a culpa é toda sua ou você pensa que a culpa é completamente da outra pessoa. Mas na verdade, um relacionamento é construído a dois e, se acabou, é porque tanto você quanto a outra pessoa tinham problemas que não foram resolvidos dentro do relacionamento e fizeram escolhas que levaram ao término.

2. Evite contato imediato

Talvez você pense que ser amiga(o) do ex (ou da ex) seja uma prova de que você superou a separação. E não há problema nenhum quanto a isso. No entanto, se o término é recente, o ideal é evitar contato imediato. A não ser que você trabalhe ou estude com a pessoa, procure ficar longe, inclusive de atualizações dele ou dela nas redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram). Por quê? Porque agora você precisa de um espaço. Longe do ex (ou da ex), você tem a chance de ver com mais clareza o que aconteceu, entender seus próprios sentimentos e pensar em maneiras de se recuperar com mais equilíbrio.

3. Saiba por que dói tanto quando alguém termina com você

Exceto para casos mais complicados, com traição por exemplo, quando alguém termina com você, dói muito mais do que quando é você quem termina a relação. E o principal motivo para explicar este sofrimento a mais é porque quando a outra pessoa termina com você, você se sente rejeitada(o) e isso afeta o seu ego e a sua autoestima.

Em vista disso, o primeiro passo para diminuir o seu sofrimento é ver a situação de uma maneira mais realista. Em vez de ver o fim do relacionamento como uma rejeição, veja como algo que acabou porque não estava fazendo bem a nenhum de vocês dois. Se foi o outro que terminou, se foi você, isso realmente não importa. O importante é que agora você está livre de um relacionamento que estava te machucando. Mais do que isso, esta é a sua oportunidade para se recuperar e crescer.

4. Esqueça os romances de cinema e adote uma mentalidade mais positiva

No cinema, você vê aquelas histórias emocionantes, em que os personagens encontram o amor de suas vidas e formam o par perfeito. E é normal criar expectativas desse tipo na sua própria vida. Mas para lidar com o término, os romances de Hollywood não ajudam muito.

Essa ideia, de que só existe uma única pessoa no mundo inteiro com quem você pode ser feliz, limita a sua vida. Se a relação acabou, você não perdeu o amor da sua vida. Você apenas saiu de um relacionamento que não estava dando certo e pode conhecer pessoas melhores e construir relacionamentos melhores no futuro. Amar e ser feliz é uma questão de escolha, um direito seu, então não abra mão disso.

Como esquecer o ex?

A mente gosta bastante de fazer o contrário de nossas preocupações. Ou seja, quanto mais você tenta esquecer, mais você se lembra. Então a dica para esquecer o ex (ou a ex) é mudar de foco. Perceba que todo este tempo em que você está tentando esquecer, o seu foco é a outra pessoa. No entanto, num momento delicado como este, você deve ser o foco.

Então cuide de você e tente se conhecer melhor. Descubra as suas necessidades (aprenda mais sobre isto aqui), os seus desejos, os seus sonhos e crie objetivos de vida. Por acaso tem algo que você sempre quis fazer, mas nunca tentou? Há algum hobbie que você gostaria de começar? Que aspecto da sua vida você gostaria de mudar? Que partes de você seria bom melhorar? Do que você precisa e não foi atrás ainda?

À medida em que você sanar o que te faz falta e progredir em seu crescimento pessoal, esquecer o ex vai ser consequência.

Você quer se recuperar e aprender a ser feliz no amor?

Se você quiser aprender mais sobre como se recuperar, como cuidar de si e entender o que é um relacionamento saudável, inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente mais conteúdos como este.

Receba gratuitamente os conteúdos sobre relacionamentos amorosos

Um abraço e até a próxima!

Imagem: Cristina Gottardi via Unsplash.
Follow

Sobre a autora

Fundadora do Mudança em Foco. Heidi Muniz é coach de vida certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Com o coaching, ela ajuda pessoas a fortalecer a autoestima, construir relacionamentos saudáveis, ser mais produtivo no trabalho e a se comunicar melhor. Para conhecer mais sobre os tipos de coaching oferecidos pela Heidi, acesse a página de Serviços ou a página Sobre.