4 alternativas para lidar com a ansiedade e aliviar o estresse – Parte 2

Heidi Muniz | Desenvolvimento Pessoal

dez 01
como lidar com a ansiedade

Na parte 1 deste artigo, você aprendeu que programas de mindfulness e técnicas de meditação ajudam a lidar com a ansiedade e aliviar o estresse. Agora nesta segunda parte do texto, veremos mais 2 alternativas para cuidar do seu bem-estar: tai chi chuan e yoga. Confira a seguir.

Tai chi chuan

O tai chi chuan é uma arte marcial chinesa, em que são realizados movimentos inspirados nos animais e em elementos da natureza. Esta prática reúne conhecimentos da medicina chinesa e do taoísmo. Embora seja uma arte marcial, a finalidade do tai chi chuan não é lutar, mas sim promover a saúde física e mental. Portanto, nas aulas de tai chi, não há lutas nem disputas entre os alunos. A turma faz uma série de movimentos lentos e suaves que acalmam a mente e revitalizam o corpo.

Por serem lentos, os movimentos exigem concentração e controle sobre o seu corpo. E isto é um ótimo exercício para quem tem ansiedade ou estresse. Afinal, em vez de ocupar a sua mente com distorções da realidade ou preocupações, o seu foco é direcionado para o movimento, para a posição do seu corpo e a sua respiração.

No entanto, o tai chi não cuida apenas da sua mente. Os movimentos também permitem que você trabalhe a energia interna do corpo (chamada em mandarim de  “chi”). De acordo com as terapias chinesas, grande parte das dores e tensões no corpo são resultado de bloqueios de energia. Então no tai chi, é possível restabelecer a circulação normal da rede do chi e, assim, viver com mais saúde e qualidade de vida. Em vista disso, esta arte é procurada não apenas por pessoas ansiosas ou que estão sob estresse, mas também por quem sente dores frequentes no corpo (ex: dores na lombar, costas e joelhos, artrite, lesões e traumas).

Benefícios do tai chi chuan comprovados cientificamente

benefícios do tai chi chuan

Os pontos laranja-avermelhados indicam regiões do cérebro de praticantes de Tai chi chuan, que tiveram aumento de massa cinzenta. Estas áreas estão envolvidas com a coordenação motora e a consciência corporal (daí o aumento do equilíbrio e prevenção de quedas). E também há regiões envolvidas com o controle emocional, o que ajuda a explicar o estado de paz e relaxamento durante e após prática do tai chi chuan.

Yoga

A yoga tem origem indiana, mais precisamente no Hinduísmo. Em sânscrito (conjunto de línguas antigas da Índia), yoga significa “união”. Algumas pessoas praticam yoga como técnica. Enquanto outros veem a yoga como filosofia ou estilo de vida. E para atender as preferências e dificuldades de cada pessoa, existem diferentes tipos de yoga. Exemplos:

  • Hatha Yoga
  • Vinyasa Yoga
  • Ashtanga Yoga
  • Raja Yoga

Mas independentemente do tipo, todos se baseiam nos asanas. Asanas são posições firmes e confortáveis que trabalham o corpo, a mente e a energia interna. Ao mesmo tempo em que proporcionam força, os asanas também melhoram a flexibilidade. Além disso, a respiração longa e os comandos de cada posição ocupam a mente. Portanto, as posições são ótimos exercícios para mentes ansiosas ou estressadas.

Porém, isso não é tudo. Ao final da aula de yoga, geralmente é executada uma postura final: o shavasana ou savasana, onde o corpo fica deitado no chão com o rosto para cima. Esta postura permite alcançar um enorme relaxamento e aumentar a atenção plena. É por isso que o shavasana pode ser visto como uma técnica de meditação também. Assim, uma pessoa ansiosa ou estressada pode lidar muito melhor com o enorme fluxo de pensamentos e emoções.

Benefícios da yoga comprovados cientificamente

beneficios da yoga

Os pontos amarelos indicam áreas do cérebro de praticantes de yoga onde ocorreu aumento de massa cinzenta. Estas regiões do cérebro estão relacionadas à atenção, consciência corporal interna e consciência emocional.

Qual é o primeiro passo para lidar com a ansiedade e aliviar o estresse?

O primeiro passo para lidar com a ansiedade e o estresse é querer melhorar, é estar aberto a mudanças. Neste artigo você conheceu diferentes técnicas e práticas que podem ajudar você a cuidar de si e a ter mais qualidade de vida. Então agora é uma questão de escolher o caminho com o qual você tem mais afinidade. Se você nunca praticou as opções que discutimos, uma boa ideia é fazer aulas experimentais na sua cidade. A maioria dos estúdios e centros de meditação, tai chi chuan e yoga oferecem aulas experimentais gratuitas. Então aproveite para descobrir o que te traz mais paz e tranquilidade.

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Sobre a autora

Fundadora do Mudança em Foco. Heidi Muniz é coach de vida certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e mentora de desenvolvimento pessoal. Sua missão é ajudar pessoas a realizar objetivos e a promover mudanças positivas em suas vidas. Ela acredita que cada pessoa pode desenvolver as habilidades que precisa para viver melhor e que o primeiro passo é estar aberto a mudanças. Para conhecer mais sobre o trabalho da Heidi, acesse a página de Serviços ou a página Sobre.