4 tipos de coaching para quem deseja crescimento pessoal e profissional

Heidi Muniz | Coaching

jan 23
tipos de coaching

Muitas vezes, perdemos oportunidades por medo de errar ou de sermos criticados. Mesmo querendo mudar de atitude, nem sempre é tão claro como fazer isso. E com o passar do tempo, é possível que você se canse de sempre ter que lidar com os mesmos problemas. Nesse caso, o coaching pode ser a solução que você precisa. Então conheça a seguir 4 tipos de coaching para quem deseja alcançar o crescimento pessoal e profissional.

Coaching de autoestima

coaching de autoestima

Imagem de Lucas Marconnet, via Unsplash.

A baixa autoestima pode se expressar de diferentes maneiras. Por exemplo, quem tem dificuldade de falar “Não” acaba se forçando a aceitar convites ou fazer favores que não quer. As vontades das outras pessoas ficam em primeiro lugar. Assim, você raramente expõe as suas opiniões e vontades e isso vai enfraquecendo a sua autoestima.

Por outro lado, talvez você queira tentar coisas novas que te fariam crescer, mas o medo de não dar certo ou de receber críticas, fala mais alto e você deixa tudo como está. Este receio é particularmente comum no trabalho, principalmente se você for uma pessoa muito exigente consigo mesma. Além disso, o perfeccionismo pode gerar bastante indecisão, fazendo com que você demore muito mais tempo para escolher ou para agir.

Se você se identificou com alguma destas situações, então fazer coaching de autoestima pode ser a opção certa para você. Aqui no Mudança em Foco, o coaching de autoestima combina o processo de coaching com ferramentas e conhecimentos específicos para construir a sua autoestima. Dessa forma, você irá aprender como se tornar mais confiante e terá a liberdade para criar planos de ação de acordo com o que você acha que é melhor para si.

No coaching de autoestima, as suas vontades são importantes e a sua opinião é ouvida. Quando você se dá este tipo de oportunidade e aprende a confiar em si mesma(o), você finalmente pode ver com seus próprios olhos o quanto você é capaz. E isso não tem preço!

Coaching de relacionamentos amorosos

Imagem de Brooke Cagle, via Unsplash.

Relacionamentos amorosos envolvem vários desafios. Por exemplo, o fim de um relacionamento pode machucar bastante. E quando o ressentimento e a dor não são superados, é possível que você carregue este peso consigo por vários anos. Mas há outras consequências também. Há pessoas que não conseguem confiar em um novo parceiro(a), por medo de sofrer como no passado. Já outros se recusam a amar novamente ou a assumir compromissos mais sérios, como uma maneira de se proteger.

Além disso, muitos casais têm dificuldade de manter um relacionamento saudável. Afinal, tanto mulheres quanto homens podem enfrentar problemas como:

  • falta de paciência com o parceiro(a)
  • falta de comunicação e compreensão
  • dificuldade para expressar amor
  • desequilíbrio emocional
  • insegurança e ciúmes

Cada escolha feita contribui para fortalecer ou minar uma relação. Mas nem sempre estamos conscientes para ver o que está acontecendo e como podemos construir uma união saudável. Até porque, muitas pessoas vieram de famílias, onde havia muito desequilíbrio e aprenderam algum tipo de padrão, no qual relacionamento sempre acaba com problemas.

Então no coaching de relacionamentos amorosos, você pode aprender como se recuperar de um término e de que maneira você pode criar um relacionamento saudável. É uma perspectiva diferente, na qual você desenvolverá habilidades tais como demonstrar amor e saber os limites de até onde você pode se doar sem sofrer.

Coaching profissional ou coaching de alta performance

coaching de alta performance

Imagem de Rawpixel, via Unsplash.

Boa parte das pessoas tem algum sonho ou objetivo de vida. No entanto, a falta de tempo e de organização são verdadeiros obstáculos para a realização profissional. Sem falar na falta de disciplina e procrastinação, que atrasam ou levam à desistência. Em contrapartida, há pessoas que são extremamente disciplinadas, mas o perfeccionismo mata a sua produtividade e acabam demorando para finalizar seus planos.

Portanto, diferente do que se possa imaginar, crescer profissionalmente e ser mais produtivo(a) não depende apenas de foco e disciplina. É sobretudo, uma questão de equilíbrio e de estar disposto a continuar, mesmo diante das suas próprias dificuldades.

É por isso que no Mudança em Foco é oferecido o coaching profissional ou coaching de alta performance. Assim, você pode desenvolver a sua capacidade de organização, lidar melhor com pontos limitantes e se tornar mais produtivo(a) sem sacrificar o seu bem-estar e qualidade de vida. Estamos falando de ter tempo tanto para o seu trabalho, quanto para a sua vida pessoal. E com as ferramentas do coaching, você poderá colocar em prática tudo o que aprender e criar planos específicos para o seu crescimento profissional.

Coaching de comunicação

Imagem de Rawpixel, via Unsplash.

Lidar com pessoas não é tarefa fácil. Seja em casa ou no ambiente de trabalho, haverá pessoas que pensam e agem diferente de você. Porém, é possível conviver com menos atrito e mais colaboração, se você puder entender o outro e aprender a fazer acordos que sejam bons para ambas as partes.

Assim como o crescimento profissional, a comunicação também depende de um equilíbrio. Muitas vezes nos culpamos quando não conseguimos interagir bem com uma certa pessoa. Mas é preciso lembrar que a comunicação é uma via de mão dupla, em que devem existir atitudes conscientes de ambos os lados.

Você poderá fazer muitas melhorias na sua comunicação, mas também aprenderá que existe um limite para o seu esforço. Este é o tipo de aprendizado que você encontrará no coaching de comunicação do Mudança em Foco.

Quero mais informações sobre o coaching do Mudança em Foco

Você sabia que pode fazer uma sessão experimental gratuita de coaching? Esta sessão é uma ótima maneira de você testar sem pagar nada e descobrir se é isto o que você está procurando. Para mais informações como número de sessões e duração, acesse a página Serviços.

Imagem principal de Kal Loftus via Unsplash.
Follow

Sobre a autora

Fundadora do Mudança em Foco. Heidi Muniz é coach de vida certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Com o coaching, ela ajuda pessoas a fortalecer a autoestima, construir relacionamentos saudáveis, ser mais produtivo no trabalho e a se comunicar melhor. Para conhecer mais sobre os tipos de coaching oferecidos pela Heidi, acesse a página de Serviços ou a página Sobre.